
restritos aos não usuários.


A barra lateral esquerda se adapta à esta página, ganhando links com relação a barra da página inicial. Essa adaptação ajuda o usuário a se "deslocar no site", mantendo o local do menu como referência, e prevendo a demanda do usuário. Ou seja, o template se mantém igual, só se adequa ao conteúdo exposto.

Sobre...
Hierarquia da Informação: É feita através da configuração preliminar do template. O lugar dos menus, de cada elemento da página e até as cores escolhidas são definidas conforme a adaptabilidade cognitiva do usuário.
Apresentação da Informação: O template do site utiliza uma paleta de cores restrita, formas geométricas e muitos ícones (imagens representativas). Esses elementos ajudam o usuário a reconhecer as funções e recursos disponíveis no site de forma mais fácil. Assim, o site se torna mais amigável quanto mais seu uso é simplificado.
Segurança: O site faz perguntas de confirmação para o uso de aplicativos e fraciona em etapas configurações de conta. Não há no site, o que existe é a oferta de pagamento por bônus em jogos online e propagandas de produtos por sites externos, não configurando necessidade de transação financeira entre o usuário e o site.
Homogeneidade Comunicaticativa: O facebook mantém a homogeneidade através da forma que apresenta a informação. Estabelece um padrão de comunicação através das cores, formas e organização dos elementos que se mantém conforme o usuário se "desloca" no site.
Mundialização: Além da língua poder ser trocada, o uso de ícones e formas conhecidas pela difusão do uso, propiciam a cognição de um maior número de pessoas.
Navegação Assertiva: A navegação do facebook é relativamente assertiva, pois seu conteúdo foi distribuído estratégicamente, pensando na forma que o usuário teria maior facilidade para acessar o que procura.
Ajuda ao usuário: O site oferece fóruns de ajuda ao usuário, onde usuários podem ajudar-se mutuamente no próprio site. Também oferece ajuda através de uma central de ajuda com tópicos pré-estabelecidos relacionados às ferramentas do site.
Feedback: Um site de relacionamento precisa de feedback. Essa troca entre o site e o usuário se faz no facebook através do conteúdo que os usuários publicam no site, das perguntas (pesquisas) sobre a satisfação que o site faz para os usuários, atualizações frequentes, etc.
Mais Arquitetura de informação em:
Finestra Nera, por Leonardo Sarmanho
The Arroque, por Giovanni Arroque
0 nús:
Postar um comentário